>Confira os Requerimentos que foram aprovados na Sessão de terça (14)

Confira os Requerimentos que foram aprovados na Sessão de terça (14)

  1. – SANDRA GADIA – (Req 050)

Solicita do Executivo que juntamente com a Secretaria competente, seja viabilizada a implantação de uma “CICLOVIA”, bem como os serviços de “ajardinamento” do canteiro central da Av. Bernardo Sayão, trecho compreendido entre a rotatória próxima ao Auto Posto Curinga, passando pelo Polo Industrial, e findando na rotatória onde está localizado o monumento “EU AMO INHUMAS”.

Justificativa:
A execução destas melhorias na citada Avenida se faz necessária, pois Inhumas não conta ainda com um local adequado e apropriado para a prática do ciclismo, sendo que existem em nossa cidade vários grupos que praticam esta modalidade esportiva e, a implantação de uma Ciclovia, irá atender a grande demanda destes desportistas. Quanto ao ajardinamento do canteiro central daquela via, com o plantio de árvores, plantas ornamentais, flores e outros, será de grande valia, pois proporcionará sombra para pedestres que a utilizam e também irá promover o embelezamento da mesma.

  1. – TUMATE e SUAIR TELES – (Req 054)

 Solicitam do Executivo que o mesmo viabilize a doação de uma “área pública”, presente em nossa cidade, para a construção da “sede” do OVISA (Orientação para Vivência Sacramental) – Regional II.

Justificativa:

Tal solicitação se faz, tendo em vista que o OVISA é um movimento cristão, que ocorre dentro da igreja católica, em todo Brasil, e possuem o intuito de fomentar e subsidiar às famílias, participam do mesmo, em sua maioria, casais que realizaram a cerimônia religiosa na igreja católica, tendo a benção de Deus, concedida através da cerimônia. Participam também, casais que estão se formando e tem a pretensão de casar-se.

Dito isto, requeremos do nobre Prefeito que auxilie este grupo que tem abrangência nacional, a terem sede própria e adequada, em nossa cidade, para realizarem suas atividades, pois, atualmente, os mesmos têm de locar um ambiente amplo e que caibam a todos, o que tem se tornado difícil e oneroso aos mesmos. Além do mais, os jovens que participam do JOVISA (Jovem na Orientação para a vivência sacramental) poderão também utilizar o espaço para se reunirem.

Enfim, será de grande valia para este movimento, poder contar com o auxílio desta Administração, demonstrando apoio a este movimento que auxilia às famílias a se constituírem de forma sólida e longeva. Portanto, aguardamos resposta, na esperança de que a mesma seja favorável a nosso pedido.

  1. – ALAN SERRA – (Req 055)

Solicita da Secretária Municipal de Saúde que a mesma informe ao propositor da matéria se “há um cronograma” ou se “haverá uma ação comunitária” para atender os pacientes que buscam diagnosticar, tratar e, se preciso for, realizar cirurgia para “corrigir cataratas”, tendo em vista que os munícipes estão procurando o Edil para que o mesmo preste esclarecimentos sobre o assunto.

  1. – PROFº. OSCAR MENDES – (Req 056)

Solicita da Diretora do DMT que a mesma reúna os esforços pertinentes e providencie para que a Rua 19 de Junho seja convertida em “mão única”, no trecho compreendido apenas na Quadra 32, no Setor Santa Marta, de nossa cidade.

Justificativa:

A presente solicitação se faz pelo fato de que, no mencionado trecho, há um grande fluxo de veículos, inclusive caminhões. Ademais, ressaltamos a presença de uma creche no local, onde muitas pessoas, e principalmente crianças transitam, sendo imprescindível a adoção da presente medida, a fim de trazer maior segurança a todos os transeuntes.

  1. – ADRIANO MOREIRA – (Req 057)

Solicita do Superintendente da CODEVASF – Dr. Abelardo Vaz Filho, que o mesmo envide os esforços necessários e faça gestões junto ao Senador da República por Goiás –Vanderlan Cardoso, objetivando a doação de um “trator traçado com todos os implementos”, destinado à Associação dos Pequenos Produtores da Região do Serra Abaixo, em nosso Município.

Justificativa:

Estive em visita àquela Associação de Pequenos Produtores, onde recebi muitos pedidos de ajuda, sendo que o principal de todos foi a consecução desses maquinários a serem doados para a mesma, em razão do aumento de produtores rurais naquela região e a necessidade de cada um utilizar um trator, pois devido a distância entre a cidade e a comunidade, fica inviável a Prefeitura disponibilizar ajuda. Portanto, sendo assim, os pequenos produtores têm que alugar tratores para executar alguns tipos de serviços em suas propriedades, o que tem gerado um grande custo devido ao alto valor da hora a ser paga.

  1. – HEDES DO ESPORTE e ALAN SERRA – (Req 059)

Solicitam do Presidente da Câmara Municipal de Inhumas – Vereador Suair Teles, que o mesmo envide os esforços necessários e disponha de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para realizar a “troca da areia” da Quadra presente na Vila 31 de Março, em nossa cidade, pois o material utilizado na mesma não é adequado, sendo que a areia é grossa, o que não é indicado para essa prática esportiva podendo machucar os usuários da mesma.

  1. – PAULO PEDRINHA – (Req 060)

Solicita do Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos que o mesmo providencie, junto a sua equipe competente, a “troca de lâmpadas danificadas” de todo o             bairro da Vila 31 de Março, em especial da Rua 7, que fica acima da pracinha, localizada neste Setor de nossa cidade.

Justificativa:

Tal medida se faz necessária pois as vias da Vila 31 de Março encontram-se em condições precárias, em relação à iluminação pública, pois em muitos locais a escuridão tem dificultado a visibilidade dos motoristas, além de estar trazer insegurança aos moradores, que temem andar a noite pelas ruas do bairro, com medo de assaltos. Portanto, requeremos que as medidas necessárias sejam tomadas e, essa problemática, seja resolvida com a maior brevidade possível.

  1. – PROFº REGINALDO PACHECO – (Req 061)

Solicita do Executivo que viabilize a realização de uma “AUDIÊNCIA PÚBLICA” para discutir assuntos sobre a LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS / 2024 – LDO, com disponibilização do material que será apresentado com uma antecedência mínima de uma semana de prazo no site da Prefeitura Municipal para toda a população.

Justificativa:

Esta Audiência Pública se faz necessária para atender o disposto no Artigo 48 da ‘’LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 04 DE MAIO DE 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal’’, que diz: “São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.”

No Inciso I deste mesmo artigo diz: “incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos;” no inciso II diz: “liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público;” assim entendemos a grande necessidade da participação popular através das audiências públicas, e que as mesmas sejam realizadas de forma que toda a população consiga participar efetivamente.

  1. – ADRIANO MOREIRA / INDICAÇÃO – (Req 058)

Indica para que o Executivo possa fazer estudos e viabilizar a implantação da “expansão do Polo Têxtil”, localizado em nossa cidade.

Justificativa:

Esta medida é uma reivindicação dos comerciantes que ali se encontram instalados, pois muitos deles estão reclamando da falta de espaço para que possam expandir suas empresas. Ressaltamos, ainda, para que seja feito esta expansão, poderá ser utilizado um lote que está disponível para tal melhoria, o que atenderá a contento o pedidos dos empresários daquele Polo.

  1. – PROFº. REGINALDO PACHECO / INDICAÇÃO – (Req 062) –

 Indica para que o Senador da República por Goiás – Sr. Wilder de Morais, possa destinar uma EMENDA PARLAMENTAR no valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), objetivando a execução dos serviços de “infraestrutura” no POLO DO SABOR, de nosso Município.

Justificativa:

A área na qual foi destinada ao Polo do Sabor não possui infraestrutura necessária para as empresas se situarem no mesmo. Entendendo que para atender a grande necessidade das empresas de colocar as suas instalações para funcionar seja importante o mínimo de infraestrutura para tal, solicitamos a ajuda com recursos capazes de prover a implantação de uma rede de galeria de águas pluviais e asfalto para este Polo tão promissor e fundamental para o desenvolvimento do município de Inhumas, pois impulsionará a geração de emprego e renda para muitas famílias.

Galeria de vídeos e imagens