>Programa IPTU Verde poderá ser adotado em Inhumas

Programa IPTU Verde poderá ser adotado em Inhumas

A exemplo de muitas cidades brasileiras, os moradores de Inhumas “amigos do meio ambiente” poderão ganhar desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O vereador Vinicius Cebola apresentou na sessão plenária da Câmara Municipal de Inhumas da última terça-feira (05/09) o Projeto de Lei que prevê a instituição do Programa IPTU Verde o qual visa fomentar e promover sustentabilidade e melhoria na qualidade de vida dos habitantes, minimizando os impactos ao meio natural, tronando eficiente o desempenho urbanístico.

Conforme explica o vereador, o Programa, caso seja aprovado, será motivado pela participação de descontos no IPTU com percentuais de 2% a 3%, de acordo com ações como captação e reutilização de águas pluviais; sistema de aquecimento hidráulico e elétrico solares; construção de calçadas ecológicas e arborização das mesmas; participação da coleta seletiva de resíduos sólidos; entre outras iniciativas que incentivem a adoção de medidas de preservação ambiental em imóveis residenciais e empresariais. “As medidas adotadas serão bem simples, mas os ganhos serão imensuráveis”, afirma o vereador.

A iniciativa do parlamentar foi aprovada por unanimidade e reconhecida pelos demais membros da Casa de Leis. O projeto foi encaminhado ao Poder Executivo e aguarda aprovação do prefeito Abelardo Vaz.

Texto: Naiara Gonçalves.