>Vereador Prof. Charles solicita ao Executivo que institua a “SEMANA MUNICIPAL DE TRANSPARÊNCIA E COMBATE A CORRUPÇÃO”

Aprovado por unanimidade em “Sessão Ordinária“ realizada dia 23 de Abril, na Câmara Municipal de Inhumas, o “Requerimento n° 157/19“ do vereador Prof. Charles (PDT), que solicita o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, solicitando do mesmo institua no âmbito do Município de Inhumas a “SEMANA MUNICIPAL DE TRANSPARÊNCIA E COMBATE A CORRUPÇÃO”, medida esta que possa integrar o Calendário Anual de Eventos na semana de 09 de Dezembro, data em que se comemora o “Dia Internacional Contra a Corrupção”, semana esta que serão desenvolvidas as seguintes ações: Ações Educativas, através de palestras; Seminários; Conferências e Atividades Culturais.

No requerimento o autor justifica que Esta medida visa propor uma programação diversificada, para apresentação a toda sociedade civil organizada, a imprensa, aos cidadãos inhumenses, aos servidores públicos, aos estudantes das Escolas Públicas Municipais, por meio de relatórios e Audiências Públicas, do balanço geral do ano, breve diagnóstico financeiro do Município, com ações desenvolvidas, situação de pessoal e orçamentária, bem como a ênfase na divulgação das ações de fomento à transparência pública.

O Ministério de Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), acredita que a transparência é o melhor antídoto contra a corrupção, dado que ela é mais um mecânico indutor de que os gestores públicos ajam com responsabilidade.

Uma gestão pública transparente permite a sociedade, com informações, de colaborar no controle das ações de seus governantes, seja pelo Legislativo ou pelo Executivo, com intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam.Assim, como a CGU, também acreditamos que o melhor antídoto contra a corrupção é sem dúvida, a transparência das ações governamentais.